Baleia-jubarte é avistada em Ilhabela, Litoral Norte de SP

Smirnova britovitzk
By Smirnova britovitzk 1 Min Read

Uma baleia-jubarte foi avistada na sexta-feira (8) na região sul de Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo.

O avistamento em Borrifos foi realizado pela equipe do Projeto Viva Instituto Verde Azul. O animal aparenta ser jovem. Segundo o instituto, esse foi o primeiro registro de passagem de baleias pela região na temporada de 2022.

No verão, elas costumam se alimentar na Antártica. Em março, começam a se deslocar para as águas mais tropicais, o que torna a presença dela mais comum no litoral paulista.

Entre 2020 e 2021, foram avistados 326 grupos de baleias-jubarte na região de Ilhabela. No ano passado, a primeira jubarte foi vista do observatório do instituto no dia 9 de abril, e a última, no dia 20 de novembro.

O número de baleias jubartes vem crescendo nas últimas décadas após a proibição da caça do animal. A bióloga do projeto destaca que na década de 1980, quando a caça foi proibida, haviam cerca de mil baleias jubartes nos mares.

Atualmente, são quase 30 mil. Esse crescimento também colabora para que mais baleias sejam avistadas. Desde 2014, as jubartes saíram da lista de animais em extinção.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário