Cozinhalimento: Governo de SP investe R$ 18 milhões na capacitação de profissionais

Smirnova britovitzk
By Smirnova britovitzk 3 Min Read

Programa já entregou, nesta gestão, 80 cozinhas profissionais, totalizando 136 unidades em todo o Estado

Com o objetivo de incentivar a geração de emprego e renda, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, possui o Cozinhalimento, projeto que realiza a instalação de cozinhas profissionais e capacita profissionais.

Com investimento de R$ 18 milhões, o programa já entregou nesta gestão, até o momento, 80 unidades, totalizando 136 cozinhas em todo o Estado. A expectativa é de chegar em 200 unidades até dezembro deste ano.

“O ramo de alimentação está ocupando uma posição de destaque no mercado de trabalho. E cada vez mais é preciso investir em capacitação, esse é o diferencial do projeto Cozinhalimento, que traz no esboço a importância de fomentar o empreendedorismo, promove a inclusão, principalmente, às famílias mais vulneráveis com cursos voltados para geração de renda. No local, elas aprendem como fazer e comercializar seus produtos” ressaltou a coordenadora de Segurança Alimentar, Vanuzia Teixeira.

O projeto é feito em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP). Por meio das cozinhas instaladas, é feita a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável.

Para Custódia Machado, moradora da cidade de Diadema (SP), por exemplo, o curso fornecido pelo programa foi uma oportunidade de expandir ainda mais o conhecimento e os negócios.

“Eu fiquei sabendo do curso através do grupo da paróquia. Eu já fazia bolos de pote de aniversário, tortas salgadas, trufas e ovos de Páscoa. O programa me capacitou e aprendi a trabalhar com mais produtos”, disse.

A unidade de Diadema foi inaugurada em 20 de dezembro do ano passado, no bairro de Campanário. “Eu fiz aqui perto da minha casa no restaurante popular. A cozinha lá é maravilhosa, muito bem equipada, as professoras são atenciosas. Eu gostei muito das marmitas fitness que eu não sabia como preparar, o congelamento de alimentos, o aproveitamento de alimentos e aprendi técnicas novas de como preparar um bolo”, concluiu.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário