O empresário Valdir Agostinho Piran, Presidente do Grupo Piran e investidor imobiliário, a convite de nossa redação, explica o funcionamento dos Fundos Imobiliários, comumente conhecidos por sua sigla FIIs. Os Fundos Imobiliários são boas opções de ativos de renda variável para quem está começando. Desse modo, se você deseja iniciar uma carreira de investimentos e quer ampliar sua carteira, acompanhe o artigo.
Valdir Agostinho Piran explica que os Fundos Imobiliários, basicamente, trata-se de um grupo de investidores que, juntos, investem em ativos que permeiam o mercado imobiliário, esses direcionamentos são apontados por gestores ou instituições focalizadas em investimentos e, dessa maneira, configuram aportes milionários e bastante rentáveis, afinal, são especialistas no assunto.
Ativos diversificados
Para elucidar os investimentos, Valdir Agostinho Piran explica que há diversos ativos que podem ser investidos, como galpões logísticos (tendência forte, tendo em vista o crescimento da demanda do comércio), além disso, seguindo a mesma linha de consumo como indicador, shoppings e hotéis, bem como letras de créditos e até Lajes comerciais.
Rendimento mensal
Um ponto bastante atrativo dos FIIs é o recebimento de rendimentos todos os meses, explica Valdir Agostinho Piran. Ao investir em Fundos Imobiliários, o cotista começa a ter uma renda passiva, pois com base nas movimentações dos fundos, como nos aluguéis e nas vendas de imóveis, você receberá um percentual mensalmente. Dessa forma, você, a princípio, sem comprar um imóvel, torna-se dono de parte dele e recebe dividendos (aluguéis) de seus investimentos, com base no aporte investido.
Além disso, Valdir Agostinho Piran ressalta o efeito bola de neve que muitos especialistas sobre finanças comentam. O “efeito bola de neve” nos fundos imobiliários trata-se de investir no fundo e, ao receber os dividendos desse fundo, aplicar novamente essa quantia, tornando o aporte no investimento cada vez maior e mais rentável, consequentemente.
Valdir Agostinho Piran enumera mais vantagens nos FIIs
- Investimento diversificado
- Dividendos mensais
- É possível começar com pouco
- É mais seguro
- Isenção de imposto de renda
- Pouca burocracia
Além de ser um investimento diversificado e trazer rendimentos todos os meses, o empresário explica que é muito fácil de investir, sem contar que é possível realizar investimentos com pouco dinheiro. Ademais, a depender de uma boa gestão, consolidada e eficaz, é um dos investimentos de renda variável mais seguros que há. A ausência de Imposto de Renda também é um atrativo.
Contudo, um ponto importante que Valdir Agostinho Piran ressalta é na necessidade de pagar uma taxa de administração do fundo, contudo, com um potencial alto de rentabilidade se bem administrado, é sim um ótimo investimento.