Direito Constitucional: quais são os temas cobrados no concurso? 

Smirnova britovitzk
By Smirnova britovitzk 4 Min Read
Alan Belaciano

Se você está prestes a realizar um concurso para a área do Direito, o Dr. Alan Belaciano ressalta que é de suma importância que você entenda a forma como o Direito Constitucional é cobrado nesse tipo de processo seletivo. Além de entender melhor o assunto, você consegue garantir uma nota maior e, consequentemente, a sua aprovação. Então, continue lendo este artigo para saber mais:

Afinal, o que é o Direito Constitucional?

Em primeiro lugar, é interessante darmos uma recapitulada para relembrarmos o que é Direito Constitucional. Nesse sentido, estamos falando de uma área do Direito que é responsável por tratar de assuntos como, por exemplo, a organização do Estado, o estabelecimento de regras e garantias às pessoas, além de ser responsável pela limitação do exercício do poder do Estado.

Direito Constitucional no concurso

Como você pode perceber, o Direito Constitucional é uma das áreas mais abrangentes e mais importantes do Direito. Por isso, de acordo com o Dr. Alan Belaciano, esse é um dos temas mais cobrados nos concursos voltados para a área do Direito em geral. Logo, é de suma importância que o concurseiro tenha uma boa base teórica sobre os diversos assuntos que podem aparecer com esse tema.

Os temas mais cobrados

Não adianta você querer saber todos os temas, afinal, existem outras áreas para você estudar e se atentar, não é mesmo? Sendo assim, ao prestar um concurso, o mais indicado é que você foque nos assuntos que são mais cobrados para além daqueles que você considera ter mais dificuldade. Abaixo, você poderá conferir quais são os principais temas cobrados sobre Direito Constitucional.

  1. Direitos e Garantias Individuais (artigo 5º da CF)

Sem dúvida alguma, um dos temas que mais caem nos cursos são os Direitos e Garantias Individuais. De acordo com o Dr. Alan Belaciano, você poderá encontrar questões que abordam direito de associação, parte penal e parte processual, teoria dos direitos fundamentais e tratados internacionais e seus status dentro do ordenamento jurídico brasileiro.

  1. Administração Pública (artigos 37 a 41) 

Como vão seus conhecimentos sobre Administração Pública? No momento de montar seu cronograma de estudos, não se esqueça desse tema, afinal, ele sempre está sempre nas provas. Faça leituras sobre responsabilidade civil do Estado, regras para servidor em exercício de mandato eletivo, acumulação ilícita de cargos públicos e concursos e cargos públicos.

  1. Teoria da Constituição 

Por último, mas não menos importante, o Dr. Alan Belaciano aconselha que você se atente aos detalhes da Teoria da Constituição, isso poderá fazer toda a diferença no momento de responder às questões da prova. Volte sua atenção para temas como, por exemplo, eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais, poder constituinte e conceito e classificação das Constituições.

Além disso, não deixe de aplicar seus conhecimentos teóricos à realidade atual. Assim, você garantirá maior sucesso em sua prova e alcançará a aprovação. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário