ESQUERDA X DIREITA

Avatar
By 4 Min Read

Como Nasceu o Conceito de Esquerda e Direita Política? Qual é a Síntese do Pensamento Esquerdista? Como se Construiu o Pensamento de Direita?

Palavras-Chave: Direita; Esquerda; Revolução Francesa; Revolucionários; Karl Marx; Thomas Carlyle

Reza a lenda que a origem da divisão do campo político entre esquerda e direita –  assim como muitas outras coisas das sociedades contemporâneas –  data da época da Revolução Francesa quando, durante as assembleias, os revolucionários dividiam-se nas salas.

À direita, ficava o grupo que defendia, entre outras pautas, o rompimento com o Absolutismo e o fim das estruturas do antigo regime – tudo sob um viés estritamente liberal.

Eles falavam da organização dos poderes, uma menor interferência do Estado sobre a economia, mas pouco falavam da ampliação de direitos para toda a sociedade.

Do outro lado do espaço onde acontecia a assembleia – à esquerda – ficavam aqueles que, além das propostas de ruptura com a monarquia, tentavam incorporar demandas sociais às suas propostas políticas.

Mas, foi preciso muito “corpo teórico” e importantes acontecimentos históricos desde então para moldar o pensamento político, da forma como conhecemos hoje.

Afinal, ninguém dormiu sem posicionamento político antes da Revolução Francesa e acordou “de esquerda” ou “de direita”, da forma como conhecemos hoje.

A teoria que ajudou a consolidar o pensamento de esquerda e direita veio um tempo depois da Revolução Francesa – por volta do século 19 – e, entre os importantes pensadores da esquerda deste período, estão Karl Marx, Friedrich Engels e Mikhail Bakunin.

Já entre os pensadores que moldaram a teoria de direita estão Edmund Burke, Alexis de Tocqueville e Thomas Carlyle – todos autores que terão muita influência sobre aquilo que vai se apresentar como ideias mais à direita – pelo menos no século 19.

O grande acontecimento histórico que, depois da Revolução Francesa, consolidou o ideal de esquerda foi a Revolução Russa, pois a partir dela ficou explícito mundialmente o que significaria uma revolução de esquerda.

Em um primeiro momento, além de ser orientada a partir do pensamento de Marx e Engels, na Revolução Russa surgiram as teorias de Lênin que deram um acabamento mais empírico para esse tipo de pensamento.

O pensamento mais à direita foi construído, ao longo do tempo, centrado na figura do indivíduo e de suas liberdades. Ele prega que a sociedade será tanto melhor se as pessoas tiverem ampla liberdade e tomarem suas decisões individualmente – principalmente no campo econômico.

Pessoas desse campo político tendem a acreditar que cabe ao indivíduo solucionar os próprios problemas com interferência inexistente – ou mínima do Estado.

Já o pensamento à esquerda moldou-se sob a ideia de coletividade e de intervenção do Estado, especialmente a fim de minimizar as diferenças socioeconômicas que nos foram impostas pelo Capitalismo.

https://www.instagram.com/profigestao/

https://www.facebook.com/profigestao

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário