Para muitos brasileiros o momento de realizar a declaração do Imposto de Renda é um dos
mais temidos. Segundo o Dr. Eurico de Jesus Teles Neto isso se deve ao fato da alta incidência de erros e incompatibilidades que ocorrem nesse processo e que, quando identificados, podem causar muitos problemas aos cidadãos.
Nesse sentido, ao receber a notificação de que caiu na malha fina do Imposto de Renda, é preciso estar preparado e já saber o que fazer para solucionar essa situação. Afinal, ninguém quer ficar com pendências com a Receita Federal e, consequentemente, com a nação. Especialmente por afetar diretamente a saúde financeira das famílias. Confira mais sobre esse tema com a leitura deste artigo.
O que é a malha fina do Imposto de Renda?
É muito comum ouvir falar que alguém caiu na malha fina do Imposto de Renda. No entanto, nem todas as pessoas sabem o que isso significa. De acordo com o Dr. Eurico de Jesus Teles Neto, essa expressão significa que a declaração de imposto de renda de uma determinada pessoa apresenta alguma incompatibilidade ao ser analisada pela Receita Federal e que, por essa razão, não será possível receber a restituição do IR.
Como descobrir se está na malha fina
Quando essa situação acaba acontecendo muitas pessoas acabam não ficando atentas às notificações da Receita Federal e só descobrem que caíram na malha fina quando não conseguem receber a restituição de imposto de renda. Dessa forma, caso você queira se prevenir de problemas lá na frente, é possível conferir a sua situação com a receita através do próprio site da Receita Federal.
Para que isso seja possível basta acessar o site do e-CAC e realizar os procedimentos de login que são solicitados. Ao acessar a página com o seu perfil, entre na aba “Meu Imposto de Renda (extrato DIRPF) e clique em “Processamento”, onde será possível acessar a aba “Pendências em Malha” e, ali, verificar se a sua declaração caiu na malha fina e, caso isso tenha ocorrido, quais os motivos para tal.
Consequências
Segundo o Dr. Eurico Teles, ter uma declaração constatada na malha fina do Imposto de Renda resulta em diversas implicações para as pessoas. Entre as principais consequências é possível constatar a impossibilidade de receber a restituição do IR, pagamento de multa de 75% sobre o valor original do imposto e o registro do nome do indivíduo no Cadin.
É importante notar que existem diversos motivos para que uma declaração caia na malha fina, até mesmo em caso de enganos e erros. Para que seja possível resolver essa situação da melhor maneira, o Dr. Eurico Teles acredita que a melhor opção é reunir as provas e documentações de que está certo nesse caso e apresentá-las à Receita Federal. Assim, serão feitas revisões do caso e é possível recuperar os seus direitos fiscais!