No trânsito, escolha salvar vidas: como a educação para o trânsito tem melhorado a circulação em Mogi das Cruzes?

Smirnova britovitzk
By Smirnova britovitzk 4 Min Read
Caio Cunha

A gestão de Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, trouxe diversos benefícios ao município, incluindo uma melhoria no trânsito da região. Um trânsito mais seguro, permitiu que os cidadãos pudessem circular com mais segurança para sua deslocação cotidiana. Mas como isso foi possível? Continue com a leitura, a seguir, e saiba como a implementação da Educação para o Trânsito trouxe resultados positivos para a cidade.

Quantas vidas são perdidas no trânsito todos os anos?

De acordo com os dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,19 milhão de pessoas morrem por ano vítimas de acidente de trânsito no mundo, sendo 390 mil mortes registradas somente no Brasil. Desses números, aproximadamente 700 óbitos ocorrem no estado de São Paulo. Diante disso, é evidente que uma medida preventiva deve ser aplicada para promover maior segurança no trânsito. 

E foi exatamente isso que o prefeito Caio Cunha fez. Sua gestão buscou não só melhorar a infraestrutura econômica, social e cultural da cidade, como promover maior segurança na circulação de veículos pelas ruas. Assim, seu investimento no projeto “Educação para o Trânsito e Valorização da Vida”, resultou na conquista do prêmio SENATRAN 2022, consolidando Mogi das Cruzes como uma das cidades com o trânsito mais seguro.

O que é esse projeto?

O projeto em questão foi realizado com a comunidade do Jd. Piatã II, tendo como principal objetivo levar a todos os bairros de Mogi das Cruzes maior conscientização sobre as práticas no trânsito. Desse modo, moradores e estudantes da rede pública contaram com profissionais altamente capacitados para aprender quais são os erros que causam acidentes desastrosos no trânsito.

O repertório dos atuais e futuros motoristas da cidade foi ampliado para o desenvolvimento de conhecimentos específicos sobre as melhores práticas de condução no trânsito. Os profissionais selecionados pelo prefeito Caio Cunha, também autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, entregaram o conhecimento necessário para provocar uma mudança de comportamento que garantisse um futuro mais responsável, tornando o município um local harmonioso e seguro para todos que circulam pelas vias.

Por que a implementação da educação para o trânsito é importante? 

Para Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, gerir uma cidade é muito mais que números e estatísticas. Para ele, todas as vidas importam. Por isso, a implementação da educação para o trânsito é tão importante, já que promove maior conscientização aos motoristas, reduzindo a taxa de acidentes causados por fatores evitáveis, como a distração pelo celular ou a embriaguez. 

Na aplicação dessa educação, os condutores são instigados a agir com maior empatia, respeitando mais a vida do próximo. Portanto, algumas atitudes começam a mudar, transformando a circulação no trânsito. Dar passagem adequada aos motociclistas, sinalizar a mudança de faixa, frear com responsabilidade, parar nas faixas de pedestres e faróis vermelhos, são só algumas das práticas obrigatórias para salvar vidas.

Conclui-se assim que a gestão de um município compreende muito mais que angariar fundos e direcionar recursos para a saúde e educação escolar. Isso também deve ser complementado por outros fatores como a educação para o trânsito, que reduz significativamente as mortes acidentais. Assim, percebe-se como esse investimento de Caio Cunha, político 3 vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), é tão valoroso para a vida.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário