Saiba quais são as etapas de um financiamento imobiliário

Smirnova britovitzk
By Smirnova britovitzk 3 Min Read
Valdir Piran

Muitos brasileiros sonham com a possibilidade de aquisição de um imóvel, seja ele casa ou apartamento, contudo, para aqueles que nunca fizeram um financiamento, a burocracia pode assustar. Por isso, Valdir Agostinho Piran, Investidor imobiliário, esclarece todas as etapas do processo de crédito para aquisição de imóveis.

Um financiamento imobiliário, explica o Presidente do Grupo Piran, trata-se de uma concessão de crédito fornecida pelo banco para que o comprador – que não tem condições de quitar um valor de imóvel à vista – possa adquiri-lo. Valdir Agostinho Piran explica que esse valor, emprestado pelo banco, será quitado ao longo de parcelas estabelecidas no contrato firmado, porém, com acréscimo de juros e correções monetárias, podendo ter inclusão ainda de seguros e taxas no valor das parcelas.

Sendo assim, Valdir Agostinho Piran comenta que a realização de um financiamento é um processo de longo prazo, e deve ser bem arquitetado antes de ser tomada a decisão, além de ser essencial conhecer previamente os processos de financiamento para não se confundir ou assustar com termos. Confira os processos principais e etapas elucidados pelo empresário:

Planejamento das linhas de crédito disponíveis

Essa etapa, explica Valdir Agostinho Piran, é essencial para iniciar o financiamento. Deve-se realizar a simulação das parcelas e solicitar aos bancos as informações de crédito disponível e prazo levando em consideração a sua renda .

Análise de crédito da Instituição Bancária

Tendo escolhido um imóvel, a instituição financeira irá coletar seus dados e analisar suas informações essenciais para aprovação de crédito, tais como: renda, idade, restrição no nome, histórico de pagador, entre outros. Com essa aprovação, ressalta Valdir Agostinho Piran, pode-se avançar para o próximo passo.

Avaliação do imóvel e análise jurídica

Após aprovação, o banco irá verificar a documentação do imóvel, do comprador e do vendedor. Essa etapa consiste na validação dos documentos para garantia de uma operação segura, explica o Investidor imobiliário, Valdir Agostinho Piran.

Assinatura do contrato e registro

Sem pendências na etapa passada, a próxima ação é a assinatura do contrato entre as três partes: banco, comprador e vendedor. Essa documentação possui validade de escritura pública, por isso, Valdir Agostinho Piran reforça que o comprador precisa validá-la no Cartório de Registro de Imóveis, além de pagar também o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).

Liberação do crédito

Por fim, encerrado o registro do contrato, o comprador encaminha toda documentação ao banco que irá, após verificar se está tudo nos eixos, liberar o valor do imóvel para o vendedor. Desse modo, encerra Valdir Agostinho Piran, resta apenas o pagamento das parcelas, que tendem a iniciar trinta dias após assinatura contratual. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário