Você sabia que o tênis de mesa é um esporte praticado por mais de 300 milhões de pessoas no mundo? Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e mesatenista amador, acredita que, independente de qual seja praticado, tênis de mesa ou ping pong, é possível receber os benefícios para a saúde física e mental em ambas as modalidades.
A diferença entre ping pong e tênis de mesa
Já parou para pensar na diferença que um tem do outro? De acordo com o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, enquanto o tênis de mesa é o esporte olímpico, com federação dos jogadores, regras pré-estabelecidas e material adequado, o ping pong é o jogo praticado pela diversão, com materiais improvisados, regras flexíveis e adaptáveis, além de serem jogados em diferentes locais.
Benefícios do tênis de mesa para a saúde
Independente de qual você escolha praticar, o amante do tênis de mesa, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, acredita que os benefícios ocasionados por esse esporte são muito significativos. Confira, a seguir, as principais vantagens dessa prática para a manutenção e bem-estar de seu organismo:
- Coordenação motora e ativação cerebral
Por se tratar de um jogo intenso e que exige agilidade do praticante, o tênis de mesa necessita de uma alta coordenação entre olhos e mão, além de raciocínio e concentração. Além disso, ele estimula a atuação das partes superior e inferior do corpo, de modo que o cérebro mantém-se constantemente ativo em diversas áreas durante a prática, o que também é benéfico para seu trabalho.
- Queima de calorias
De acordo com o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, uma hora de prática com tênis de mesa em nível moderado queima cerca de 150 calorias. Mesmo que essa quantidade seja pequena quando comparada com demais exercícios, ainda assim, é um excelente custo-benefício, visto que alinha diversão com queima de calorias.
- Saúde muscular
Para acompanhar a bolinha e reagir à jogada, movimentos bruscos e suaves são realizados, a fim de acompanhar a velocidade à curta distância. Por fim, para o mesatenista amador, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, esses movimentos tendem a melhorar com a prática, e a dinâmica faz bem para os músculos, pois requer força e ampla gama de movimentos entre braços e pernas.