É fundamental que a gestante realize exames que permitam acompanhar o desenvolvimento do feto. Diante disso, o renomado Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior entende que é de suma importância efetuar a ecocardiografia fetal para analisar a saúde do coração do embrião, e evitar complicações futuras. Quer saber como conhecer melhor o coração do seu bebê? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o exame ecocardiográfico.
O que é a ecocardiografia fetal?
Segundo o expert em gravidez Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a ecocardiografia fetal é um exame que utiliza ondas sonoras de alta frequência para captar em forma de imagem as condições do coração do bebê, enquanto o mesmo ainda está em formação dentro do útero materno, possibilitando que os médicos analisem a saúde do mesmo.
Esse exame, além de proporcionar a sensação da gestante estar mais perto de conhecer mais o seu bebê, permite que os médicos possam diagnosticar possíveis doenças ou complicações que o mesmo pode desenvolver em algum momento de sua vida, possibilitando que tratamentos médicos sejam iniciados desde cedo, o que evita a evolução de problemas graves.
Quando pode fazer a ecocardiografia fetal?
Como comenta o célebre Dr. Orcione Guimarães Júnior, conhecer mais o feto é desejo de muitas gestantes. No entanto, assim como para qualquer outro evento relacionado a gravidez, como descobri-la, ou visualizar o bebê na ultrassonografia, para analisar o coração do embrião é preciso esperar atingir algumas semanas de gestação.
Dessa maneira, para realizar esse exame é preciso que o coração do feto possua um tamanho no qual seja possível captar as atividades cardíacas do órgão. Logo, é recomendado que a ecocardiografia fetal seja efetuada no segundo trimestre de gestação, ou seja, entre a 18ª e a 24ª semana de gravidez.
O que é possível visualizar na ecocardiografia fetal?
Como aponta o ilustre Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o exame ecocardiográfico fetal é muito semelhante à ultrassonografia. Todavia, neste exame só é possível vislumbrar as características que dizem respeito ao órgão cardíaco do bebê, como as artérias, veias e válvulas, não deixando de ser uma experiência especial para mãe.
Conhecer o coração do bebê é emocionante, não é? Então, se quer saber mais sobre como conhecer melhor seu bebê, acesse as redes do notável Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1