O trânsito em São Paulo piora em 2025 e se torna uma das principais preocupações da população e dos gestores públicos. Nos quatro primeiros meses do ano, a capital registrou um aumento de 8% na média diária de congestionamentos em relação ao mesmo período de 2024. Apesar da alta recente, os índices ainda estão 28% abaixo dos níveis pré-pandemia, como os registrados em 2019. No entanto, a tendência de crescimento contínuo alerta especialistas e exige medidas mais eficazes para conter o avanço do problema.
De acordo com um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), divulgado pela TV Globo, o trânsito em São Paulo piora em 2025 especialmente durante os dias úteis, atingindo uma média de 359 quilômetros de congestionamento por dia. O ápice foi registrado em abril, com uma média de 420 km em dias úteis, sendo o dia 17 de abril o pior do ano até agora, com picos de até 1.289 km de lentidão, devido ao início de um feriado prolongado. Esses números evidenciam uma tendência preocupante que já começa a impactar diretamente a qualidade de vida dos paulistanos.
Especialistas apontam que o trânsito em São Paulo piora em 2025 devido a diversos fatores, como o retorno acelerado ao trabalho presencial e a redução do uso do transporte público. Muitos moradores têm optado por veículos particulares como alternativa, o que gera um aumento expressivo da frota nas ruas. A busca por mais conforto, segurança e flexibilidade levou à migração para o transporte individual, mesmo em uma cidade já saturada em termos de infraestrutura viária.
Outro fator relevante que mostra como o trânsito em São Paulo piora em 2025 é o crescimento dos acidentes de trânsito. Só entre janeiro e março, foram registrados 6.518 acidentes, superando ligeiramente os 6.506 do mesmo período em 2019. O impacto desses acidentes é imediato, especialmente em vias de alta circulação, onde qualquer bloqueio parcial pode representar uma redução significativa na capacidade de escoamento dos veículos. Situações como essas provocam lentidão em série e aumentam ainda mais os níveis de estresse no deslocamento urbano.
Além dos acidentes, o trânsito em São Paulo piora em 2025 devido à má conservação da frota circulante. Com veículos cada vez mais antigos em circulação, os registros de panes e quebras nas vias também aumentaram. Segundo o relatório da Abipeças e Sindipeças, a idade média da frota brasileira subiu de 9 anos e 9 meses em 2019 para 12 anos em 2024. Isso significa maior propensão a falhas mecânicas e interrupções inesperadas no fluxo viário, agravando ainda mais os congestionamentos.
O levantamento revela ainda que o trânsito em São Paulo piora em 2025 principalmente nos dias de quinta e terça-feira, com médias superiores a 370 km de congestionamento. A segunda-feira, por outro lado, apresenta a menor média, com 293 km. As vias com maior incidência de lentidão continuam sendo as tradicionais Marginais Tietê e Pinheiros, além da Avenida Rebouças, Estrada de Itapecerica e Estrada do M’Boi Mirim, reforçando a necessidade de intervenções urgentes nessas regiões estratégicas.
Segundo a CET, a combinação de fatores como condições climáticas desfavoráveis, aumento da frota e diminuição do home office contribui diretamente para que o trânsito em São Paulo piora em 2025 de forma consistente. O órgão também ressalta a importância da manutenção preventiva dos veículos e da revisão das políticas públicas de mobilidade urbana, para estimular o uso de transporte coletivo de forma segura, eficiente e acessível.
Com todos esses dados, é evidente que o trânsito em São Paulo piora em 2025 e exige atenção imediata das autoridades. O crescimento do uso de automóveis particulares sem o devido investimento em infraestrutura, transporte coletivo e políticas de incentivo à mobilidade sustentável torna o problema ainda mais complexo. Para evitar que os níveis de congestionamento voltem aos patamares pré-pandemia ou piores, será necessário agir com planejamento, responsabilidade e visão de longo prazo.
Autor: Smirnova britovitzk