Segundo Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, a uva Cabernet Sauvignon é uma das castas tintas mais amadas entre os apreciadores de vinhos, tratando-se também, da uva mais produzida – e consequentemente – consumida em todo o mundo.
Marco Carbonari comenta que as características mais marcantes dos vinhos elaborados com a Cabernet Sauvignon se dão pela cor profunda, bebidas encorpadas e com forte acidez com taninos acentuados.
A variedade de terroirs, revela Marco Carbonari, faz com que a casta dê origem a vinhos com as mais diversas personalidades que vão desde rótulos com ótimo custo-benefício até os vinhos mais caros do mundo. Além disso, a uva se mistura facilmente com outras, além de produzir rótulos 100% Cabernet Sauvignon riquíssimos em sabor.
Seus taninos acentuados e sabor concentrado são proporcionados pela casca grossa e polpa pequena. O amadurecimento da casta é tardio, sendo assim, Marco Carbonari comenta que os bagos são os últimos a serem colhidos,
Os rótulos possuem um grande potencial para um bom envelhecimento. Marco Carbonari diz também que, em barrica, os taninos amaciam e dão espaço a aromas ainda mais complexos, com notas de ameixa, tabaco e até chocolate. Por outro, o aroma mais comum é a cereja-negra, pimentão e cedro, dependendo da região a qual foi produzida.
Marco Carbonari diz que, por mais facilmente que a Cabernet Sauvignon se adapte em diversos terroirs, especialistas e pesquisas apontam que é em solos pobres que a produção se mostra mais eficaz, como por exemplo Bordeaux e a Califórnia.
Marco Carbonari explica que, para harmonizar a casta com pratos, é preciso levar em conta que a Cabernet Sauvignon possui muita intensidade, com bastante corpo e taninos. Por isso, pratos de sabores marcantes são ótimas opções, como é o caso de carnes gordurosas e massas ao molho bolonhesa. Marco Carbonari recomenda: carne assada, churrasco, risoto e queijos duros.