IDEOLOGIAS – Definição, Tipos e Estruturas no Brasil

Avatar
By 6 Min Read

O Que Caracteriza Uma República Federativa? A Que se Atribui a Instabilidade da Democracia no Brasil? Como Compreender a Diversidade Ideológica de Um País? Quais São os Tipos de Ideologias Existentes?

Palavras-Chave: Ideologias; Diversidade Ideológica; Presidencialismo; Capitalista; Liberal

O regime de governo vigente no Brasil é o Presidencialismo e, apenas entre os anos de 1961 e 1963, nosso país foi Parlamentarista. Localizado na capital do país – Brasília – no âmbito federal, o Congresso Nacional exerce as funções legislativa e fiscalizatória do governo federal, desde a inauguração dessa cidade em 1960.

Sendo assim, pode-se dizer que o Brasil é uma República, porque o chefe do Estado é eleito pelo povo, através de um mandato. É um sistema Presidencialista, porque o presidente da República é chefe de Estado e também chefe de Governo.

O Brasil tem um sistema pluripartidário; ou seja, admite a formação legal de vários partidos políticos.

A República no Brasil foi proclamada em 15 de novembro de 1889 e encerrou o Período Imperial – o qual foi iniciado em 1822 – com a Independência.

Mas, no transcorrer da história brasileira nem sempre a democracia prevaleceu e, em consequência disso, pode-se afirmar que a nossa atual fase democrática ainda é recente.

Alguns autores atribuem essa instabilidade da democracia às ideologias políticas vigentes no Brasil e, dessa forma, é preciso saber um pouco mais sobre isso.

No senso comum o termo “ideologia” é sinônimo de “ideário”, podendo ser traduzido como o conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, suas ações políticas.

Existem alguns tipos de ideologias como a capitalista, a liberal, a conservadora, a comunista, a anarquista, a democrática, a nazista e a ideologia fascista.

Como se observa, compreender a diversidade ideológica é conceber que as ideias, os valores e as crenças que circulam na sociedade são diferentes e até radicalmente opostas. E, cada qual com a sua verdade, vai construindo o corpo de valores humanos com suas contradições e conflitos.

A ideologia estaria ligada ao que oculta e mascara a realidade. São ideias que podem ser políticas, sociais, culturais, religiosas e etc. Ideologia se tornou uma palavra muito utilizada durante o período de guerras.

Neste caso, os ideais ideológicos podem ser relacionados à um indivíduo, um grupo, época ou sociedade.

A Ideologia se manifesta em quantidade em nosso cotidiano, consistindo em pensamentos e ideais que representam o que uma pessoa – ou um grupo da sociedade – pensa; ou seja, seus princípios, os quais são orientados para ações sociais e políticas.

Tipos de Ideologias

  • Ideologia Anarquista: Trata-se de uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação; seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.
  • Ideologia Capitalista: Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos.
  • Ideologia Comunista: É uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
  • Ideologia Nazista: É associada ao Partido Nazista, ao Estado nazista e a outros grupos de extrema-direita. Caracterizado como uma forma de fascismo que incorpora o racismo científico e o antissemitismo, o nazismo se desenvolveu a partir das influências de ideias pangermânicas, do movimento nacionalista alemão e de grupos paramilitares anticomunistas, que surgiram durante a República de Weimar após a derrota alemã na 1ª Guerra Mundial.
  • Ideologia Liberal: Trata-se de uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei.
  • Ideologia Fascista: Trata-se de uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia
  • Ideologia Conservadora: Trata-se de uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. Há dois (2) tipos de conservadorismo: metafísico e empírico.
  • Ideologia Democrática: Trata-se de uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista, e uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação econômica, assim promovendo uma distribuição de renda mais igualitária e um compromisso para com a democracia representativa. É uma ideologia política originalmente de centro-esquerda.

https://www.instagram.com/profigestao/

https://www.facebook.com/profigestao

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário