A política precisa da voz da mulher! Patricia Borges, pré-candidata a Deputada Federal, busca suprir essa necessidade

Smirnova britovitzk
By Smirnova britovitzk 4 Min Read
Patricia Borges

Quantas candidatas ao cargo de Deputada Federal você conhece? Patricia Borges, filiada ao PL (Partido Liberal), entra na política com o apoio de Tarcísio de Freitas e o atual presidente Jair Bolsonaro, para ser a voz que irá representar a mulher dentro do Poder Legislativo. Sendo Campeã Mundial de vôlei e enxergando no esporte uma oportunidade de mudar a vida de crianças e adolescentes, a candidata é uma forte concorrente ao cargo e vem mostrando excelência nos seus projetos. 

Caso você não saiba, Patricia Borges concorreu ao cargo de vice-prefeita na cidade de São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba no interior de São Paulo. Tendo atuado na seleção brasileira juvenil, a candidata encerrou sua carreira no esporte aos 25 anos, após ter sido muito reconhecida como a atleta que iniciou no vôlei aos 17 anos, no estado do Rio de Janeiro.

Sua primeira estreia no esporte foi no ano de 1986, em que o time tinha como técnico José Roberto Guimarães, tricampeão olímpico com a seleção. Vale mencionar que com o apoio da comandante Patricia Borges na época, conquistou o vice Mundial de Portugal e seguiu usufruindo de diversas vitórias. Todavia, mesmo se aposentando precocemente em 1999, a candidata tinha em mente que o esporte era uma ferramenta de transformação social. 

Esporte x Política

Quase 15 anos após a atleta ter se aposentado, em 2014 a ex-jogadora decide ir para os Estados Unidos, onde executa um curso de treinadora de vôlei e acaba comparando o sistema esportivo com o nosso. De imediato, Patricia Borges já observa a estrutura dos americanos, os investimentos no esporte que faltam no Brasil para que se torne um meio educativo para os jovens.

Vale mencionar que o Brasil, mesmo com as dificuldades, é muito reconhecido, principalmente pelo vôlei feminino, uma vez que técnicas de treinamentos foram desenvolvidas para superar as falhas nesse sistema. Podemos citar também que o país se encontra em 2° lugar em medalhas em olimpíadas estudantis, além de ter participação recorde na Gymnasiade 2022, mostrando o potencial dos profissionais. 

E o que a candidata defende?

Como candidata mulher, Patricia Borges reconhece o seu papel e responsabilidade em representar a voz feminina na política. Sabemos que os cargos políticos ocupados por mulheres são extremamente menores quando comparados aos ocupados por homens, o que reflete na baixa representatividade do gênero — problema que deve ser cessado por candidatas renomadas e condizentes ao cargo de Deputada Federal.

Nesse contexto, Patricia Borges defende o esportes nas escolas, como uma ferramenta que deve estar inclusa no aprendizado de crianças, adolescentes e jovens. Mas por que pode ser um instrumento de transformação social? Isso é possível, pois o esporte agrega valores aos indivíduos e consequentemente pode contribuir significamente para a queda na evasão escolar, diminuindo também os níveis de criminalidade. Por isso, se deseja uma candidata com excelência, que entenda as demandas da população, Patricia Borges, sem dúvidas, deve ser a sua escolha ideal!

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário