Para aqueles que começaram a adentrar no Mercado de Investimentos recentemente, diversos são os termos que podem ocasionar confusão. Por isso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho explica alguns termos recorrentes do Mercado de Investimentos para você ingressar nesse mundo com mais clareza dos usos cotidianos.
Alíquota
Para Julio Cesar Hintemann Filho, Alíquota é um dos termos mais utilizados no cotidiano dos Investimentos. Ela significa um valor ou percentual fixo calculado para aplicação de impostos em cima de um valor que será cobrado. A alíquota está vinculada a diversos tributos governamentais como Imposto de Renda, IPVA e IPTU.
Ativo e Passivo
O termo ativos está relacionado aos bens e direitos que um indivíduo ou instituição possui e que possa ser atribuído valor. São comumente classificados em ativos permanentes, fixos ou diferidos. Já os passivos, explica Julio Cesar Hintemann Filho, são as dívidas e obrigações desses indivíduos ou da instituição, podendo ser classificados em passivo circulante, a longo prazo, entre outros.
Benchmark
Julio Cesar Hintemann Filho explica que Benchmark é usado na área para definir metas de performance. O termo significa, basicamente, uma análise com intenção de comparar performances que são consideradas práticas excepcionais no mercado, visando atingi-las ou superá-las.
Cotação
Para aqueles que utilizam o mercado de câmbio, o termo cotação é muito visto. Julio Cesar Hintemann Filho esclarece que a cotação é um preço estabelecido para a negociação de produtos ou serviços, podendo ser utilizado no Mercado de Investimentos atrelado a ações, títulos, moedas e fundos.
Taxa Selic
A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), explica Julio Cesar Hintemann Filho, é a taxa base de juros do país, sendo essencial pois impacta diretamente na inflação e em todo o crédito. O empresário esclarece também que ela é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central.
IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado)
O IGPM é um dos principais indicadores econômicos do Brasil, sendo calculado pela Fundação Getúlio Vargas, o empresário explica que ele serve para medir a inflação do país, além de servir como referência para reajustes de produtos e serviços. O índice tem como base para cálculo os valores mensurados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês vigente.
IPCA (Índice Nacional de Preços do Consumidor)
Por fim, o IPCA também é um dos medidores principais de inflação do país. Julio Cesar Hintemann Filho esclarece que ele é levado em consideração pelo Governo Federal para cálculo da inflação, sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esses, para o empresário Julio Cesar Hintemann Filho são alguns dos principais termos que devem se familiarizar para iniciar seu caminho no Mercado de Investimentos, tendo mais consciência de alguns termos de aplicações financeiras.