Descubra os tipos de consumidores e saiba como transformá-los em clientes, com Cristina Mosolf

Smirnova britovitzk
By Smirnova britovitzk 4 Min Read
Cristina Mosolf

A assertiva “o cliente tem sempre razão” é muito divulgada no universo de vendas, por isso, saber atendê-los e surpreender suas expectativas é tarefa de um bom vendedor. Desse modo, Cristina Mosolf, empresária apaixonada por marketing, fala sobre os principais tipos de clientes e suas respectivas características. Leia o artigo e saiba como vender para cada tipo.

Para aumentar a taxa de vendas e fidelizar clientes, identificar cada tipo de cliente para saber a melhor forma de atendê-los é essencial. Por isso, Cristina Mosolf aconselha buscar quais os tipos de clientes permeiam seu negócio para traçar objetivos e métricas adequadas que elevem os números de sua empresa.

Confira os principais tipos de clientes:

  • Clientes decididos
  • Clientes indecisos
  • Clientes críticos
  • Clientes arrogantes
  • Cliente que faz pechincha

Clientes decididos

Os clientes decisivos são consumidores que já possuem certo conhecimento acerca daquele produto ou serviço. Cristina Mosolf explica que o traço decisivo destes clientes exibem que um levantamento prévio de informações acerca do produto, como valores, diferenciais e outros aspectos. Dessa maneira, seja objetivo e o deixe à vontade, pois se demonstrar pressa ou ansiedade, o cliente decisivo pode crer não ser a melhor loja para adquirir o produto, então, lembre-se de deixá-lo bem à vontade, afinal, as chances desse cliente levar o produto são altíssimas.

Clientes indecisos

Já os clientes indecisos, obviamente, são o oposto. Na verdade, o cliente indeciso traz consigo uma série de dúvidas e inseguranças, desse modo, é preciso entender suas necessidades e empecilhos que possuem para oferecer as soluções e exibir benefícios contidos naquele produto,passando confiança ao cliente indeciso.

Clientes críticos

Os clientes críticos são o tipo mais difícil de lidar, segundo Cristina Mosolf, uma vez que são pessoas difíceis “de dobrar”, ou seja, desejam demonstrar mais conhecimentos que o próprio vendedor e são ligeiramente desconfiados. Desse modo, é necessário calma, simpatia e lembre-se que o cliente tem sempre razão, faça-o sentir que está sob controle e o direcione de forma sútil à compra.

Clientes grosseiros

É necessário calma e cautela ao lidar com um cliente grosseiro, pois é a melhor saída para esse tipo de situação, explica Cristina Mosolf. Desse modo, ofereça educação, simpatia e procure formas de solucionar seus problemas com muito jogo de cintura.

Cliente negociador é aquele que faz pechincha

Cristina Mosolf explica que os clientes negociadores querem ter a sensação de que estão saindo em vantagem, desse modo, procuram descontos e benefícios. Há diversas formas de estabelecer essas vantagens ao cliente, como um desconto, cartão fidelidade, vouchers e muito mais, uma vez que se forem bem atendidos e terem suas expectativas atendidas, podem tornar-se clientes fiéis. Contudo, Cristina Mosolf ressalta: “é necessário ter jogo de cintura para dizer não e não ceder ao charme dos pechinchadores”, brinca a empresária.

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