Para os amantes de felinos, a raça de Gato Persa chama muita atenção, seja por sua origem antiga e misteriosa ou por suas características, assim também é para Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, empresário e amante de gatos. Esses felinos são muito conhecidos por sua pelagem extensa, olhos grandes, focinhos achatados e orelhas arredondadas e pequenas.
Os Gatos Persas são muito dóceis, tranquilos, inteligentes e independentes. Apesar de manterem boa relação com os humanos, não costumam ser gatos agitados e brincalhões. O empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta que, além disso, não são gatos de exigirem atenção a todo momento, apesar de serem muito carinhosos.
Com a singularidade dessa raça que vai desde origem a pelagem, o empresário reuniu algumas curiosidades sobre esses felinos, confira:
Origem do Irã
Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que, assim como muitas raças de felinos, os Persas não possuem data marcada de sua origem. No entanto, especialistas indicam que a espécie teve surgimento no antigo Império Persa, atual Irã, e se espalhou pela Europa a partir de 1620 quando um explorador italiano encontrou a raça.
Um mascote da realeza
O empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta ainda que a jovem monarca, Rainha Vitória, que assumiu o trono do Reino Unido tinha um apreço pela raça, sendo o Gato Persa um dentre os seus vários animais. Com isso, ele se tornou popular entre a aristocracia no século XVII.
Gatos silenciosos
São gatos que não costumam miar muito e, por isso, carregam o aspecto de felinos mais quietos. Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui esclarece que – quando miam – o som é geralmente curto e baixo. Contudo, apesar de miarem pouco, são gatos com olhar muito expressivo e, desse modo, os donos devem estar atentos aos olhos do bichano, pois ali é que demonstram suas feições e emoções.
Uma raça de muitas cores
A raça Persa apresenta uma variedade considerável de cores da pelagem. Apesar de algumas mais comuns, como branco, preto e cinza, os gatos da raça podem chegar a ter mais de uma cor em seu pelo, como também serem tigrados, dentre outros. Além disso, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui ressalta que a raça ainda apresenta portes diferentes, existindo uma variação de Persas pequenos chamados de ‘teacups’.
Gatos de longa data
Os gatos Persas tendem a viver muito tempo, com uma expectativa de vida entre 10 e 14 anos, esses felinos – quando bem cuidados – podem chegar a ultrapassar os 14 anos, sendo uma das raças com longo tempo de vida. Entretanto, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta que isso varia muito de acordo com os cuidados dados pelo tutor e pelo desenvolvimento ou não de doenças as quais a raça é propensa a ter.