Assim como os seres humanos, o meio ambiente também possui dificuldades e inimigos para enfrentar. À vista disso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho comenta acerca dos problemas que o meio ambiente confronta diariamente. Afinal, não é fácil prevalecer quando há tantos fatores tentando te barrar.
Fatores prejudiciais ao meio ambiente
Com a evolução do segmento industrial e sua ascensão no decorrer da história, houve o desmatamento de áreas verdes para a construção de fábricas, edifícios e afins. A construção de fábricas e a diminuição de árvores resultaram em uma grande taxa de emissão de carbono na atmosfera, o que contribui negativamente para o efeito estufa.
Atualmente, nas grandes metrópoles, há um índice alto de circulação de veículos à combustão que poluem o ar. Essa poluição do ar, como aponta o renomado Julio Cesar Hintemann Filho, causa diversos problemas à saúde humana, e para o funcionamento da natureza, como o impedimento de grande parte da radiação solar atingir a superfície terrestre, o que prejudica a evaporação da água, atingindo diretamente a desregulagem das precipitações e umidade do ar.
O empresário Julio Cesar Hintemann Filho menciona que o crescimento da urbanização ocasiona uma quantia considerável de dejetos. No entanto, muitas periferias não contam com a coleta de lixo, resultando no descarte deles por meio de queimas ou despejos nos rios. Como alerta o defensor da natureza, a poluição dos rios acomete a vida marinha e contribui para as enchentes.
O alto consumo contemporâneo também influencia nos impactos ambientais, pois quanto mais há o consumo de produtos industrializados, maior é sua demanda, logo, a indústria precisa de mais matéria prima. Vale ressaltar que o conceito de consumo é integrado na sociedade pelo sistema capitalista que necessita do consumo para funcionar, todavia, é possível realizar um consumo consciente, como não trocar de smartphone a cada novidade.
É importante frisar, como indica Julio Cesar Hintemann Filho, que a poluição do solo prejudica a agricultura, visto que ele é contaminado pela destinação errada dos resíduos recicláveis e toxicológicos, por isso é fundamental que a população efetue de maneira correta a reciclagem e destine os elementos tóxicos para seus respectivos descartes.
Mesmo com a elevada taxa de poluição, a sociedade encontrou meios de desacelerar esse processo, como as alternativas de biocombustíveis, a fiscalização mais rigorosa acerca das queimadas, e as ações sociais que recolhem os resíduos das praias e ruas.
Ademais, o amante da natureza lembra que é viável utilizar boletos e extratos digitais a fim de evitar-se a impressão.
E você? Já reciclou hoje?