Marcio Alaor de Araújo acredita que não é novidade que para toda boa gestão financeira, é necessário fazer um bom controle de custo, afinal, é ele quem determina fatores como o lucro e, consequentemente, o crescimento de uma empresa. Por isso, o empresário, a convite da nossa redação, decidiu comentar um pouco sobre os conselhos que consideramos infalíveis para que toda empresa possa fazer uma boa gestão dos seus custos. Confira!
Antes de mais nada, é importante que você tenha plena consciência que para sua empresa crescer de maneira efetiva, com bons resultados e sem ficar no vermelho, é necessário, sim, investir numa boa gestão de custos. Essa gestão, por sua vez, possibilita que você tenha uma visão estratégica do seu negócio, de modo que ajude a traçar objetivos que não fique apenas no papel, mas que, pelo contrário, sejam alcançados.
Dessa forma, Marcio Alaor de Araújo explica que apesar de não ser fácil realizar essa gestão, não é impossível. Com a ajuda deste artigo você conseguirá compreender, então, quais os primeiros passos que você pode dar, tendo sempre em vista que é necessário ter foco e paciência até encontrar um sistema que realmente valha à pena e que dê certo para o seu negócio.
Contas da empresa VS. contas pessoais
Em primeiro lugar, é necessário seguir uma regra básica para ter um bom negócio: as contas da sua empresa não podem se misturar com suas finanças pessoais. Isso porque, principalmente no caso de pequenos negócios, os empresários e microempresários possuem o costume de misturar essas duas de modo que não seja mais possível identificar qual é o gasto de um e qual é o gasto de outro. Apesar de ser um ato totalmente compreensível, pode acabar atrapalhando na hora de analisar resultados e implementar medidas realmente eficientes.
Invista no fluxo de caixa
Investir no fluxo de caixa é contabilizar tudo aquilo que entra e sai da sua empresa, isto é, contabilizar os gastos e faturamento da mesma. O empresário Marcio Alaor de Araújo explica que isso é importante para que seja possível indicar corretamente como tem sido gerida a capital de giro da sua empresa, ou seja, como estão sendo geridos os recursos disponíveis da empresa destinados a operações de curto prazo.
Observe todos os seus gastos
Observar os gastos da sua empresa é outro passo para fazer um bom controle de custos. Afinal, é necessário estar sempre atento aos gastos que são realmente importantes para manter o funcionamento da sua empresa, de modo que os gastos excessivos sejam cortados e que não impacte no crescimento e desenvolvimento do seu negócio.
Faça uma boa cotação de produtos
Por fim, Marcio Alaor de Araújo explica que ter cuidado ao escolher seus fornecedores é outro passo super importante que deve ser seguido. Isso porque, ao cotar um produto ou serviço, não deve ser considerado o fornecedor que te oferecer o melhor preço. Pelo contrário, é imprescindível que seja levado em consideração o custo-benefício, afinal, o “barato pode sair caro”, não é mesmo?