Apesar do termo “leitores sensíveis” soar estranho aos ouvidos de quem escuta a primeiro momento, não trata-se de algo difícil de entender. O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, que é amante de um bom livro e grande curioso do universo literário, explica, a convite de nossa redação, tudo o que você precisa saber sobre esse termo. Confira!
Em primeiro lugar, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que os leitores sensíveis nada mais são que revisores de manuscritos não publicados. Isso mesmo, trata-se de profissionais que buscam detectar diversos fatores culturais, linguísticos e históricos e que possuem algum teor problemático.
No entanto, a contratação dos mesmos acabam dividindo a comunidade literária, especialmente os escritores, pois muitos os vêem como uma maneira de censura, ainda que não seja uma leitura que busca uma literatura politicamente correta. Mas, calma! Se você é escritor ou quer ser um, saiba que contratar os serviços de de leitores sensíveis é apenas uma opção.
Entenda a função dos leitores sensíveis
Desse modo, Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que com o avanço das discussões sobre problemas sociais, diversidade e inclusão, as mais diversas áreas do mercado buscam se adequar em práticas que sigam tais modelos, principalmente pelo fato de que isso pode trazer mais clientes/consumidores ou fazer perder.
O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta, por fim, que com o mercado editorial isso não seria diferente e é por essa razão que a função dos leitores sensíveis é garantir a melhor representatividade nos enredos das mais variadas histórias, assim como melhorar a qualidade de um livro, que com o primeiro aspecto mencionado, garante o interesse do público.